Quem Somos

Infelizmente, atualmente no município de Cascavel não existe um Centro de Controle de Zoonoses e nenhum trabalho com resultados mensurados e significativos de Controle de População de Cães e Gatos que envolvam a sociedade e as organizações governamentais e não-governamentais, agravando não apenas os aspectos de saúde pública, mas também questões de maus tratos e abandono de animais de estimação. Com base nesta problemática, a ACIPA (Associação Cidadã de Proteção aos Animais) foi fundada em setembro de 2007 por um grupo de pessoas de várias classes sociais, idades, formações profissionais, porém, todos amantes dos animais e com o objetivo de atuar voluntariamente em prol dos animais em condições de maus tratos. A entidade acredita que, trabalhar a favor dos animais domésticos é parte integrante da defesa da natureza e do meio ambiente cujo maior beneficiário é o próprio homem, que conviverá em um ambiente mais equilibrado e sadio. A ACIPA deseja modificar o comportamento da sociedade em relação aos animais domésticos e construir um mundo mais justo para todos os seres vivos. Com apenas 3 anos de existência, esta entidade diariamente vem lutando a favor da causa animal. Por causa disso, a ACIPA tornou-se conhecida popularmente na região Oeste do Paraná. Sem fins lucrativos e contra a eutanásia em qualquer espécie viva, a ACIPA atua incansavelmente no auxílio aos animais, orienta as pessoas sobre diversas situações como a posse responsável, verifica, registra e acompanha denúncias de maus-tratos, atua junto a autoridades policiais e judiciais recebendo e abrigando animais retirados de rinhas e atua na redução da superpopulação de animais através da castração cirúrgica, para isso propondo e defendendo políticas públicas dos poderes legislativo e executivo. A seriedade do trabalho da ACIPA junto à sociedade cascavelense reflete-se em números de animais recolhidos, reabilitados e encaminhados para lares responsáveis. A entidade recolheu, desde sua fundação, em torno de 1500 cães, 80 gatos, 3 cavalos, realizou 550 castrações e 750 vacinações (incluindo antirábica). Aproximadamente 1200 animais resgatados foram recuperados e encaminhados para novos lares. Atualmente a ACIPA mantém uma chácara/canil com uma população flutuante de 200 animais. A situação atual abrange a capacidade máxima planejada para abrigar, contando, ainda, que a entidade está incapacitada de auxiliar outros animais face às enormes dificuldades para a manutenção dos mesmos, uma vez que a mesma é mantida por associados e não possui ajuda de órgãos públicos ou empresas privadas.

PROJETOS
Temos como objetivos a promoção de campanhas de castração e programas educativos junto às escolas e sociedade em geral, visando conscientização quanto a uma maior responsabilidade; conhecimentos e esclarecimentos no tratamento e respeito aos animais domésticos, uma vez que estes integram o meio ambiente.

ABRIGO
O Abrigo está localizado no Lago Azul e atualmente abriga em torno de 180 animais. Os animais que chegam a Acipa, são vítimas de abandono e maus tratos. Ali eles encontram um lar, carinho e cuidados.